Apesar de não ser obrigatório por lei, oferecer plano de saúde para funcionários agrega valor ao trabalho. Assim como o seguro de vida, o benefício é um diferencial e pode ser determinante na decisão do empregado em continuar na empresa ou procurar outra oportunidade no mercado, e, por isso, é um grande aliado na retenção de talentos.
Além disso, reduz o número de afastamentos, pois permite que os funcionários façam acompanhamento médico regularmente. Entretanto, existem diferentes tipos de plano de saúde que você pode oferecer aos seus funcionários, e escolher o ideal requer pesquisa e planejamento.
Listamos abaixo quatro tipos de benefícios que sua empresa pode adotar. Confira quais são eles:
1. Plano de saúde integral
O plano de saúde integral nada mais é do que o benefício oferecido pela empresa aos seus funcionários sem cobrança extra. Isso significa, na prática, que ao utilizar o plano para consultas, exames, procedimentos médicos ou internações, nada extra será cobrado do funcionário.
A única parcela de cobrança será o valor já pré-fixado e descontado mensalmente na folha pela adesão ao benefício. O plano pode ou não ser estendido aos dependentes do colaborador.
2. Plano de saúde coparticipativo
Já o plano de saúde para funcionários coparticipativo consiste na cobrança de um valor fixo mensal mais baixo do que o integral, porém esse montante é acrescido de acordo com a utilização do plano.
Há um valor que o funcionário deve pagar para cada exame ou consulta realizados dentro da rede credenciada, que varia de acordo com a empresa que oferece o plano. A cobrança também é válida para os dependentes do funcionário, caso tenham acesso ao benefício.
Apesar de o plano coparticipativo parecer ser mais vantajoso para a empresa por promover maior conscientização dos funcionários com relação ao uso do benefício, eliminando consultas ou procedimentos desnecessários em razão do pagamento, é necessário lembrar que os descontos mensais na folha serão variáveis.
A opção por esse tipo de benefício acarreta em maior volume de trabalho para os funcionários do RH da empresa, que precisarão fazer os cálculos.
3. Seguro saúde
O seguro saúde, por sua vez, é diferente e mais amplo. Ele permite não apenas o uso de médicos e laboratórios da rede credenciada da operadora, como também a livre escolha do funcionário por outros profissionais. Com base na nota fiscal, garante o reembolso, caso o colaborador opte por consultar com um profissional específico.
4. Plano odontológico
O plano odontológico funciona da mesma maneira que o plano de saúde, e geralmente não conta com coparticipação. O valor pago mensalmente já cobre os eventuais custos com atendimento por dentista.
São divididos em tipos diferentes, e podem cobrir desde os cuidados básicos com a saúde bucal como ainda ortodontia ou até tratamentos estéticos, como clareamento dos dentes.
Como mostramos acima, oferecer plano de saúde para funcionários é muito vantajoso e torna a empresa mais atrativa. Agora que você já conhece os principais tipos de benefício no mercado, é necessário decidir qual é o ideal para contratar para sua empresa.
Leve em conta o número de funcionários e seu orçamento, pois, mesmo em caso de coparticipação, os custos podem ser altos. Defina se deseja permitir que dependentes utilizem o benefício, e faça uma pesquisa interna para entender quais são as necessidades da sua equipe e de que maneira eles pretendem utilizar o plano de saúde, para escolher a melhor opção.
Ficou com alguma dúvida sobre os planos citados ou quer contar um pouco da sua experiência na escolha do tipo ideal para a sua empresa? Deixe um comentário no post e entre para a conversa ou entre em contato conosco!